Consolo & Cardinali

HOME | PROJETOS | NOTÍCIAS | QUEM SOMOS | CONTATO | pt en

Quem somos


A Consolo & Cardinali Design desenvolve sistemas de comunicação utilizando a linguagem gráfica apropriada para cada caso, para cada setor, para cada marca, ampliando as possibilidades de interação entre os produtos com seus públicos. Entende o design gráfico como um dos principais vetores da
comunicação contemporânea, e por sua vez, a comunicação como base do desenvolvimento humano.

A Consolo & Cardinali Design desenvolve sinais, sistemas de sinais, sistemas de marcas, sistemas de identidade e linguagens gráficas. Busca ampliar o valor sócio-econômico do negócio sempre reforçando
o compromisso ético das empresas com a sociedade. Trabalha a cultura consolidada dos usuários e consumidores, as culturas regionais, a cultura econômica do mercado, e principalmente a cultura do
design e seu impacto na sociedade.

A Consolo & Cardinali Design foi fundada em março de1987. Originalmente se chamava Esfera Design
e assim permaneceu até 1999. A empresa é fruto da união de dois profissionais com ampla experiência
em comunicações, Luciano Cardinali e Cecilia Consolo.

Cardinali iniciou sua carreira em grandes agências de publicidade, somente na ALMAP BBDO foram 10 anos.

Consolo também iniciou em agências de publicidade porém logo migrou para grandes multinacionais onde se desenvolveu nas áreas de comunicações, estratégia e gestão de marca.

Nesses 28 anos a Consolo & Cardinali Design tem desenvolvido extensos projetos de comunicação para empresas dos mais variados segmentos, oferecendo um atendimento que tange a exclusividade.




CONTATO:
Fone: 55 11 50558118
Avenida Jandira 1453
São Paulo, SP, Brasil
04080-007




ATUAÇÃO

Identidade Corporativa
• Consultoria em Design de Identidade
• Conceituação e Concepção de Marcas
• Diagramação e Estratégia de Imagem
• Planejamento Visual
• Planejamento de Identidade Total
• Desenvolvimento de fornecedores para viabilidade técnica e financeira do cliente
• Alinhamento Corporativo
• Manual do Projeto Executivo da Identidade Corporativa

Typedesign
• Desenvolvimento de alfabetos institucionais a partir da marca
• Desenvolvimento de fontes digitais para texto, título e web
• Desenvolvimento de fontes originais como reforço conceitual no projeto

Design de Informação
• Desenvolvimento de Identidade e sistema de comunicação para eventos etc
• Desenvolvimento de Identidade e ambientação visual para exposições
• Informativos técnicos - mapas, guias, manuais técnicos
• Sinalização – pontual e sistemas de fluxos
• Pictogramas - para menus, produtos, área de saúde, comunicação pontual

Design Editorial
• Projeto Editorial – Pauta, conteúdo, edição de textos
• Projeto de Design Gráfico Editorial
• Periódicos especiais
• Capas

Design de Superfícies
• Design de revestimentos, acabamentos, cerâmicas etc.
• Desenho de estampas dentro de conceito de marca
• Projeto para estampas (serigráficas ou digitais)


NÓS

Cecilia Consolo é designer e doutora em Ciência da Comunicação pela USP, tem mais de 30 anos de experiência em desenvolvimento de projetos de comunicação, design, Identidade de marcas e gestão da identidade corporativa.

Iniciou sua carreira em 1979 na agência J.W.Thompson, passando por importantes organizações, destacando sua atuação no Grupo Duratex e no Grupo Dreyfus como gestora de Identidade Visual e Comunicações.

Atuou como professora nas matérias de projeto, metodologia e novas linguagens, na graduação e pós-graduação da Faculdade de Design Gráfico do SENAC São Paulo, entre 2000 à 2006. No curso de graduação em Design Gráfico da FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado, de 1998 a 2011 e na pós graduação do SENAI.

Atualmente é professora na Pós-graduação da FACAMP - Faculdade de Ciências Econômicas de Campinas ministrando o curso Design Estratégico de Marcas.

Sua atuação profissional se concentra no design e gestão de marcas, planejamento, comunicação estratégica, design corporativo e design de informação. Como pesquisadora se concentra na concepção e difusão de imagens comunicacionais. Estabelece relações entre cognição, produção simbólica e sínteses comunicacionais para identidades visuais e sistemas complexos de comunicação.

Nos últimos 20 anos tem se dedicado a divulgação e cultura do Design Gráfico no país, realizando importantes eventos e bienais. Foi mentora e integra o conselho de Curadores da Brasileira da Bienal Tipos Latinos.

Foi diretora da ADG Brasil - Associação de Designers Gráficos em duas gestões, onde coordenou vários projetos de divulgação e promoção do design gráfico brasileiro como as Bienais, exposições, concursos, Seminários, workshops, e projetos editoriais como a realização da Revista ADG. Nos seis anos de sua existência, a publicação trouxe a tona os questionamentos dos designers na sua prática profissional e divulgou e fortaleceu a profissão. O produto, com 15 edições, se tornou referência para muitos designers e até para o design de muitas outras revistas. Na ADG a sua última colaboração foi como curadora geral da 9ª Bienal Brasileira de Design Gráfico em 2009 e, realizada em março de 2009 no Centro Cultural São Paulo. Sua curadoria adotou uma postura de ruptura com os tradicionais moldes de categorizar o design pelos seus suportes materiais. A narrativa da bienal, cujo recorte apresentava as diferentes linguagens, foi transformada em livro publicado pela Editora Blucher intitulado Anatomia do Design – uma análise do design gráfico Brasileiro com todos os direitos autoriais convertidos para a Associação.

É conselheira titular no Setorial de Design junto ao Ministério da Cultura.

Como professora procura aliar o conhecimento prático dos seus 30 anos de carreira como designer atuante no cenário corporativo, com a necessidade de preparar o aluno para o futuro. Já orientou 65 trabalhos de conclusão da graduação e na maioria dos casos engajou seus orientandos no mercado de trabalho.


Luciano Cardinali é Mestre pela FAU/USP, typedesigner e designer gráfico. Começou sua atuação na ALMAP - Alcântara Machado e Periscinoto Comunicações, onde trabalhou por 10 anos como artista gráfico orientado ao desenho de letras, logotipos e diagramação. Posteriormente atuou na Lintas World Wide:Brasil, de 1987 a 1990. Começou a projetar fontes digitais em 1996, seu primeiro projeto foi a fonte Akenathon. Entre seus projetos de fontes estão a Reich, Kashemira, Paulisthania e a Thanis display e Thanis text especialmente desenvolvidas para o projeto gráfico da revista ADG.

Seus trabalhos já mereceram uma exposição retrospectiva de 10 anos na Bienal de Design em Curitiba em 1997, além de já ter representado o Brasil em várias mostras internacionais, como EUA, México, Espanha, França, Chile, Portugal, Croácia, República Tcheca, Argentina, Japão, Bélgica e Peru, além de várias mostras no Brasil, especialmente as exposições TIPOGRAFIA BRASILIS, I, II e III. Recebeu vários prêmios entre eles o 1º lugar no Prêmio Max Feffer e no prêmio Fernando Pini.

Seu trabalho é voltado para para o design de logotipos, customização de tipos, e o desenvolvimento de fontes digitais institucionais para projetos extensos de Identidade Corporativa.

Foi membro da coordenação editorial da revista da ADG durante 6 anos. Foi o jurado brasileiro de três Bienais Tipos Latinos, que reúne a produção tipográfica latino-americana.

Coordenou alguns dos principais workshops tipográficos, tendo como convidados pela primeira vez no Brasil, os designers Bruno Maag, David Berlow, Rubén Fontana e Pablo Cosgaya.

É professor de tipografia e design gráfico desde 1998 na ESPM São Paulo e autor do livro GARAMOND, letras que bailam, publicado pela edições Rosari de São Paulo, ISBN 85-88343-34.