Consolo & Cardinali

HOME | PROJETOS | NOTÍCIAS | QUEM SOMOS | CONTATO | pt en

9ª Bienal Brasileira de Design Gráfico

Anatomia do Design

Anatomia do Design

Sob a curadoria de Cecilia Consolo a Bienal na nona edição se afirmou como um dos maiores veículos de difusão pública do pensamento contemporâneo sobre o design nacional.
A história das bienais brasileiras de Design Gráfico, promovidas pela ADG Brasil, se conformou em um espaço para a reflexão e desenvolvimento, onde designers gráficos apresentam suas soluções em comunicação .
A proposta de Cecilia Consolo foi motivar os designers a refletirem sobre sua prática profissional solicitando as inscrições de trabalhos a partir de nove categorias conceituais. A grande transformação da nona edição foi a busca pelas expressões contemporâneas, tendências e linguagens do design brasileiro.
A seleção dos trabalhos não foi realizada por um júri, mas por curadores especialmente selecionados para cada categoria.
O tradicional catálogo da mostra foi transformado em um livro, editado pela Editora Blücher. Ao invés de pequenos textos introdutórios e legendas sucintas de descrição dos trabalhos selecionados como ocorria anteriormente, o corpo dessa nova publicação foi composto por análises e reflexões aprofundadas sobre as categorias e os trabalhos participantes. Com essa ação, a ADG Brasil valorizou o pensamento crítico aliado com o registro da produção nacional, tornando a publicação muito mais palatável a estudantes e pesquisadores.


Tags: curadoriaplanejamentohistoria-do-design.

Indique para um amigo          Permalink Permalink          Versão para impressão

Compartilhe: facebook